Adicção, A.A., N.A., Doze Passos, Reflexões, Literatura, Clínica, Comunidade, Espiritualidade

TEMAS SOBRE ALCOÓLICOS E NARCOTICOS ANONIMOS, DOZE PASSOS, REFLEXOES, CLINICAS, COMUNIDADES, ESPIRITUALIDADE. ESPERO COM ESSAS MATERIAS, ESTAR COLABORANDO COM ALGUEM, EM ALGUM LUGAR, EM ALGUM MOMENTO DE SUA VIDA !

sexta-feira, 7 de julho de 2017

REFLEXÕES SOBRE O TERCEIRO PASSO

Acreditei que fundamentalmente, tudo está bem. Vão me acontecer coisas boas. Acredito que Deus cuidará de mim e me proverá. Não tentarei planejar o futuro. Sei que o caminho me será revelado, passo a passo. Entregarei a Deus a carga do amanhã, porque é Ele quem suporta o peso maior. Ele só espera que eu carregue meu quinhão do dia.
Rendição é apenas o começo. Uma vez rendidos, precisamos aprender a viver na paz que encontramos.
Acredito que a presença de Deus traz a paz e que a paz, como um rio que corre tranquilo, eliminará todas as preocupações. Nesses momentos tranquilos, Deus me ensinará a proporcionar descanso a meus nervos. Não terei medo. Vou aprender a relaxar. Uma vez relaxado, as força de Deus fluirá dentro de mim. Estarei em paz.
Em nossa primeira reunião podemos ter ficado surpresos quando os membros partilharam como a doença da adicção tinha afetado suas vidas. Pensamos: “doença? Eu só tenho um problema com drogas! O que afinal eles estão falando?”
Depois de algum tempo no programa, começamos a perceber que nossa adicção era mais profunda do que nosso obsessivo e compulsivo uso de drogas. Vimos que sofríamos de uma doença crônica que afetava várias áreas de nossas vidas. Não sabíamos como tínhamos “pego” esta doença, mas ao nos examinar percebemos que ela tem estado presente em nós por muitos anos.
Assim como a doença da adicção afeta todas as áreas de nossas vidas, o mesmo acontece com o programa de Narcóticos Anônimos. Assistimos à nossa primeira reunião com todos os sintomas presentes: o vazio espiritual, a agonia emocional, a impotência, o descontrole.
Tratar nossa doença envolve muito mais do que mera abstinência. Usamos os doze passos e, embora não “curem” nossa doença, eles começam a nos fortalecer. À medida que nos recuperamos, experimentamos a dádiva da vida.
O significado de Deus atinge silenciosamente o coração. Não posso saber o momento em que Ele aí entra. Posso apenas julgar pelos resultados. A palavra Deus é dirigida aos lugares secretos de meu coração e, num eventual momento de tentação, pela primeira vez descubro essa palavra e percebo seu valor. Quando eu dela precisar, ela aí estará. “Seu Pai, que vê as coisas secretas, o recompensará abertamente.”




Nenhum comentário: